logo
 
   
 
imagem
VIPS ON LINE
  Delivery em Aclimação, Cambuci e Região
  logo  Brevità
  logo  Cia da Batata Battataria
   
  Buffets no Brooklin
  logo  Buffet Árvore dos Sonhos
  logo  Alakazan Buffet
   
  Vidraçarias em Interlagos
  logo  Comércio de Vidros Sale
  logo  Galvão Vidros
       
   Home
  Quem Somos
  Cadastro
Selecione o Bairro
Selecione a Atividade
Busca
  

  
     
 
    

Vila Mascote / Vila Santa Catarina
Conheça um pouco das raízes do seu bairro

  Construção mais antiga da região, o Sítio da Ressaca data do século XVII
Para falar de Vila Mascote, (hoje área nobilíssima onde um apartamento pode custar Hum milhão de dólares...) devemos voltar um pouco ao passado e relembrar que a denominação Jabaquara vem do tupi-guarani YAB-A-QUAR-A, que significa rocha e buraco e também Mata dos Negros Fujões. Nos tempos da escravidão era uma mata deserta que servia de abrigo aos escravos fugidos e que pertencia a uma das inúmeras sesmarias do Padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus.
A construção do Sítio da Ressaca data do século XVII. O local foi tombado em 1972. A restauração da construção foi feita em 1978 e retomada em 1986, após um incêndio.
No mesmo local está o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro, que reúne objetos referentes à presença da Raça Negra em São Paulo
A região era dos viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e a Borda do Campo, até o ínicio do século XVII. Nessa época começou a ser procurado por fazendeiros e sitiantes que ali abriram estabelecimentos agrícolas e comerciais. Somente no fim do século XIX a região se popularizou, depois que a prefeitura resolveu instalar um lougradouro público, o Parque do Jabaquara, para passeios e piqueniques.
Entre 1886 e 1913 circularam os trens a vapor de uma pequena ferrovia que ligava Vila Mariana a Santo Amaro, e cujos trilhos foram implantados sobre uma via do antigo Caminho do Carro.
A linha de bondes implantada pela LIGHT And POWER Co. em 1906 passava ao largo da região, pois seguia mais a oeste, num trajeto em linha reta que ia desde a rua Tutóia, na Vila Mariana, até o centro de Santo Amaro. A posterior linha Jabaquara, que na época de sua inauguração avançava além dos limites da zona urbanizada, apenas tangenciava o perímetro atual da Subprefeitura.
O primeiro loteamento aconteceu na Vila Santa Catarina por volta de 1920/1921.
Até o final da década de 1920 toda a área hoje correspondente`a Subprefeitura do Jabaquara (AR-JA) era escassamente povoada e apresentava características marcadamente rurais. Apenas chácaras esparsas se destacavam em meio a extensas superfícies não ocupadas. O "Caminho do Carro", antiga via de ligação entre São paulo e Santo Amaro após atravessar os atuais Campo Belo e Brooklin.
Podem ser considerados como marco inicial, do processo de ocupação urbana na região a abertura, em 1928, da auto-estrada Washington Luiz, ligando Vila Mariana aos loteamentos suburbanos localizados às margens da represas, bem como a instalação do aeroporto de Congonhas em 1936.
A construção da Paróquia São Judas Tadeu, aconteceu em 1940, a pedido da subprefeitura e do arcebispo metropolitano Dom José Gaspar Afonso e Silva. Atualmente, a Paróquia de São judas conta com duas igrejas. A valorização do preço da terra propiciada por estes melhoramentos incentivou a abertura de loteamentos (Jardim Aeroporto, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Parque Jabaquara), que permaneceram, no entanto, praticamente desocupados ou apenas formando núcleos isolados até a década de 1950.

 


Portal dos Bairros - Todos os direitos reservados - Melhor visualisado em 800x600
Desenvolvido por Agenda do Bairro Web Design.